Início » Blog » Coworking » Coworking deve crescer 48% este ano no Brasil
Postado em 20 de setembro de 2018 por L'Oasi Coworking
Coworking deve crescer 48% este ano no Brasil
O Coworking vem crescendo cada vez mais a cada dia, por ser um espaço corporativo, interativo e acolhedor.
Empresas que procuram rotina de trabalho com um toque de descontração buscam estes espaços para maior produtividade e oportunidade de crescimento. De acordo com o estudo do Censo Coworking Brasil 2018, a taxa de crescimento será de 48% este ano, atingindo 1.194 coworkings no país – e isso após uma explosão de 114% em 2017. Na nossa opinião um dos motivos para esse crescimento acelerado é a flexibilidade e redução de custos que o coworking proporciona para os empreendedores. Começar um negócio não é fácil, e estes dois temas são críticos.
No censo, aponta para algumas características interessantes nos coworkings no Brasil. Deem uma olhadinha:
– Predomínio de empresas de 3 integrantes (40%)
– 57% utilizam planos mensais, enquanto o restante é por hora ou dia
– 54% promovem eventos
– 27% permanecem no coworking de 6 a 12 meses
Coworking também é para Grandes Empresas
Mas não é somente pequenos empreendedores que estão buscando coworkings. Atualmente grandes empresas estão deixando seus escritórios próprios e optando por um ambiente mais interativo, flexível e enriquecedor. Segundo a reportagem da ProMark: “Saiba por que as agências brasileiras estão deixando suas sedes icônicas”, grandes empresas de publicidade optaram por coworking tendo em vista o ambiente de interação continua para troca de conhecimentos e networking intensivo.
Para grandes indústrias o coworking também é interessante por ser um ambiente de interação tecnológica. Estar próximos de startups, por exemplo, é uma maneira de estar próximo do conhecimento em novas tecnologias, encontrar soluções para os desafios de seus departamentos externos ou mesmo aquisição de empresas menores que podem a ser concorrentes no futuro. A Joint Venture entre Votoratim, Tigre, Gerdau e Vedacit, a startup Juntos Somos + deve ter sua sede em um coworking em São Paulo.
Nesta linha, os maiores bancos do Brasil, Itau e Bradesco, já tem seus próprios coworkings. Em agosto deste ano o Cubo do Itaú inaugurou uma nova sede de 14 andares para comportar 250 startups. O InovaBra Habitat, coworking do Bradesco, foi inaugurado este ano com 22mil m² buscando unir empresas, startups e investidores. O WeWork, maior coworking do mundo, chegou no Brasil no ano passado e conta com Porto Seguro, Cielo, Claro, Facebook, Riachuelo como empresas residentes.
Vemos o coworking mais do que redução de custo. É uma ressignificação de escritório. Veio para ficar! Faça parte desse mundo. Experiencie no L’Oasi, de graça, sem compromisso, na nossa semana de test-drive gratuita!
Fonte:
https://coworkingbrasil.org/censo/2018/
http://propmark.com.br/mercado/saiba-por-que-as-agencias-brasileiras-estao-deixando-suas-sedes-iconicas
0 Comentários