fbpx
Que tal uma Semana Grátis? Agende agora sua visita

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 2 de janeiro de 2019 por Marcelinho Ferreira

Repertório: de onde vem as grandes ideias?

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, já dizia Lavoisier ao explicar o princípio da combustão das massas. Assim, funcionam também com as ideias.


Criatividade não é uma característica inata, exclusiva dos artistas, tão pouco é somente aplicada no campo das artes. Expandir o repertório é a maneira mais fácil de encontrar soluções criativas para os mais variados problemas.

As ideias surgem de um misto de experiências e conhecimentos que adquirimos ao longo da vida e, ao combinar esses elementos no processo do pensamento, gera-se uma combustão de criatividade!

Imagine o repertório como um baú. Um repositório onde armazenamos todas as nossas vivências – tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos e aprendemos – e denotam nosso conhecimento. Mas como preencher esse espaço com ideias para mais tarde tirar proveito de tudo isso?


Como expandir o seu repertório

As fontes para desenvolver um bom repertório são ilimitadas, e todas fáceis e acessíveis. Quer uma ideia simples de como fazer isso? Procure ver filmes de gêneros variados, começando por aqueles que você nunca veria.

Outras dicas: faça cursos, vá ao teatro, converse com pessoas de outras áreas, leia mais livros, jornais, ou revistas de assuntos diversos.

Aposto que você já faz tudo isso, mas o ponto principal aqui é ver as coisas de outra maneira, por um outro ângulo. Dessa forma, por exemplo, o trecho de um texto que leu, ou uma cena que você viu em um filme pode trazer à tona uma ideia para uma ilustração ou artigo.

Tudo é repertório!

Falando em filmes, sabe aquele que você viu semana passada e que ficou bem abaixo da expectativa? Também é repertório! Embora você possa não ter gostado do enredo, de maneira geral, ainda assim ele possui elementos que o seu cérebro, certamente, registrou, sem mesmo você notar, como a melodia, a fotografia, uma frase diferente em inglês, entre muitos outros detalhes.

Por isso, não tenha medo de experimentar o novo, e sair um pouco daquilo que você costuma ver, ler, ou viver no dia a dia.


Use a internet com sabedoria

A internet não se resume a Facebook ou Instagram! Essa ferramenta vai muito além disso, oferecendo um vasto mundo de conhecimento e informação a um clique de distância. Veja alguns sites e canais para ter sempre nos favoritos:

  • Youtube: Aqui você pode encontrar sobre tudo, desde curso de idiomas a culinária, e tutoriais de programação. Veja alguns canais que recomendo:

    Manual do Mundo (Ciências e Tecnologia);
    Me Poupe! (Economia);
    Capitain Disilluion (Informação com Entretenimento)

  • Podcasts: Grupos que discutem os mais variados assuntos em formato áudio. Excelente opção para quem dirige até o trabalho, e quer aproveitar esse tempinho para aumentar o repertório.

    BrainCast (Criatividade e Entretenimento);
    Nerdcast (Variedades);
    Mamilos (Atualidades)

  • NETFLIX:
    Maratonar séries é muito bom! Mas a Netflix também conta vários programas de curiosidades, ciências, e documentários excelentes para expandir o seu repertório, como o TedTalks e o Brainchild.

 

Fique atento às notícias

Parece antigo, mas acompanhar os noticiários da TV continua sendo uma ótima opção para se manter atualizado.

Não tem tempo, ou não gosta, de assistir TV? Sem problemas! Blogs de notícias ou jornais online — além dos impressos — também são uma bela fonte para saber que acontece ao seu redor e no mundo.

Explore o mundo real

Conhecer novas culturas é uma maravilhosa fonte para aumentar o repertório, e nem é preciso sair do país para isso. Cada região traz sua cultura, arte e comportamentos próprios. Uma fonte inesgotável de inspiração!

Passeie pela cidade onde mora, mas aproveite para conhecer cada cantinho com outros olhos, e não vê-la da maneira automática como faz todos os dias.

Às vezes, receber um amigo de fora e mostrar a região é a melhor maneira de descobrirmos as grandes riquezas a nossa volta que, por vezes, passam despercebidas

Converse com pessoas de outras áreas

O Coworking é um excelente espaço para conhecer pessoas das mais diversas áreas de atuação. Aproveite o horário do café para conhecer pessoas novas e verá que uma simples conversa pode enriquecer ainda mais seu repertório!

Registre ideias interessantes — e aquelas não tão interessantes assim

De vez em quando, a grande ideia que estávamos esperando chega nos momentos mais inusitados e inapropriados, e nem sempre estamos acessíveis para elas. Faltando nisso, alguém precisa inventar um papel a prova d’água! 

O fato é que as ideias voam como o vento. Por isso, sempre que possível, anote-as onde estiver mais fácil: pode ser em um post-it, na agenda, em um aplicativo no celular, enfim, onde estiver disponível no momento. Só não as deixe passar!


Everything is a Remix: Copy, Modify and Combine

Para finalizar, assista este pequeno trecho do documentário de Kirby Ferguson, que desenvolve a teoria que as ideias surgem de três elementos: copiar, transformar e modificar.

No documentário ele mostra em vários exemplos da música, filmes e tecnologia onde o velho é resgatado, combinado com outros elementos, e transformado em algo novo.
Isso me fez pensar: como será que inventaram a roda???

Acesse aqui para ver outros vídeos da série.

Tendo um repertório vasto, seu cérebro se encarregará de utilizá-lo no momento oportuno. O importante é estar sempre em contato com novas informações, e sair um pouco da rotina.

E você, o que faz para aprender coisas novas e manter a criatividade em dia? Indique nos comentários seus programas favoritos!


Olá, eu sou o Marcelinho da Alphabrand! Sou consultor em Marketing Digital, ajudo empresas a divulgar seus produtos ou serviços na internet e encontrar mais oportunidades de negócios!

Para entrar em contato comigo envie um e-mail para marcelinho@alphabrand.com.br ou acesse nosso site http://www.alphabrand.com.br


Comente este artigo:

6 Comentários

  • Angela disse:

    Excelente matéria!
    A internet é, realmente, uma excelente fonte de conhecimento, desde que usada com sabedoria, e tendo o cuidado de acessar conteúdos confiáveis. A leitura continua sendo uma forma maravilhosa de “expandir” o horizonte, e viajar sem sair do lugar!

    Perfeito!
    Parabéns!!!

  • Olá, Angela! Com certeza, hoje em dia é preciso filtrar bem as informações que chegam até nós! Obrigado pela visita e pela contribuição!

  • Celso Freitas disse:

    Ótimas dicas sobre criatividade! Adorei o Brainchild e o Everything is a remix!

  • Giovanna Giovanna disse:

    Matéria inspiradora (principalmente para mim que não me vejo como criativa, kkkk). Vale a pena ver o vídeo Everything is a Remix =)