fbpx
Que tal uma Semana Grátis? Agende agora sua visita

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Coworking e Networking
Postado em 29 de setembro de 2018 por L'Oasi Coworking

Afinal, o que é Coworking?

Se você gosta de novidades e de troca de experiências o Coworking é uma tendência que, definitivamente, vai lhe agradar em cheio! Com a forma de trabalhar mudando cada dia mais, diversos profissionais autônomos, freelancers e empresas já optaram por essa nova maneira de estruturar fisicamente seu negócio.

O que é Coworking?
Escritório convencional vs Coworking. Qual a diferença?
Quais as vantagens do Coworking?
Como encontrar o Coworking ideal?

Ainda não ouviu falar sobre ele? Sem problemas! Neste post vamos explicar todas as vantagens e tudo mais que envolve essa dinâmica de trabalho que vem crescendo cada dia mais. Você não quer ficar de fora, não é? Então vem com a gente!

O que é Coworking?

Tudo está em constante mudança — a maioria para melhor — e o Coworking é uma delas.

Considerando também a nova forma de trabalho que vem se moldando nos últimos anos, especialmente com o aumento dos serviços oferecidos por freelancers e profissionais autônomos, o Coworking é uma opção de local de trabalho que veio para abraçar e complementar positivamente essas mudanças.

Ao pé da letra o Coworking – co-working ou cotrabalho – nada mais é do que dividir um ambiente de trabalho com diversas outras pessoas e empresas de segmentos diferentes do seu. Entretanto, esse conceito vai muito além disso.

O Coworking é um movimento global que envolve profissionais que buscam desenvolver suas atividades de maneira produtiva, sem perder o contato com outros empreendedores, colaborando inclusive para o crescimento de todos.

O ambiente Coworking é pensado exclusivamente para dar às empresas e profissionais liberais toda estrutura física necessária para o desenvolvimento de suas atividades diárias, contribuindo também para o aumento das relações profissionais e pessoas.

Para os profissionais autônomos e freelas, esse conceito ajuda a amenizar a questão do isolamento causado para quem trabalha como home office, ou mesmo distrações ao tentar trabalhar em locais públicos. Já para as empresas, a questão da redução de custos é um dos principais motivos para migrarem para essa nova estrutura.

 

Escritório Convencional vs Coworking: qual a diferença?

 


Caso você ainda esteja se perguntando: “Mas então um Coworking é a mesma coisa que alugar uma sala em um prédio comercial?” A gente responde: “De forma alguma!”

Diferente dos escritórios convencionais em que as pessoas trabalham em um ambiente fechado, sem contato com demais profissionais, o Coworking é projetado justamente para facilitar essa interação. São ambientes abertos, interativos, confortáveis e bonitos criados especialmente para contribuir com o crescimento do seu negócio.

Somado a isso, quando você aluga uma sala em um espaço comercial tem para si toda a responsabilidade de manter a estrutura física de sua empresa, mobiliando e incluindo acesso tecnológico para que possa começar suas atividades. Já no Coworking isso não acontece!

 

Quais as vantagens do Coworking?

 

Sala para Eventos em SJC - Vila Adyana - L'Oasi Coworking

Mas, definitivamente, essas não são as únicas vantagens que o Coworking traz para sua vida profissional. Trabalhar em um local como esse pode aumentar sua produtividade, as chances de novos negócios, entre muitas outras possibilidades. Quer saber mais? Dê só uma olhada!

Networking

Com certeza, uma das maiores vantagens do Coworking é a possibilidade de aumentar sua rede de contatos. Independentemente de ser profissional liberal ou uma empresa com diversos funcionários, estar em um ambiente com segmentos diferentes do seu pode complementar suas tarefas, facilitar negócios, fazer ou receber novas indicações, gerar troca de experiências, conquistar novos clientes, ou até encontrar facilmente soluções para questões que não são da sua área. Enfim, um leque imenso de oportunidades.

Estrutura

Encontrar o espaço físico ideal para desenvolver as atividades é, com certeza, um dos maiores desafios enfrentados por diversas empresas todos os dias.

É preciso pensar em uma estrutura que contemple de forma harmoniosa e adequada todos os funcionários, que seja agradável e convidativa para receber clientes e fechar novos negócios, segura e de fácil acesso. Ou seja, são diversos pontos que devem se alinhar para que a empresa tenha a estrutura adequada.

Porém, ou se encontra um lugar bem localizado, mas sem o espaço necessário; ou com espaço, mas sem segurança; ou com espaço e segurança, mas totalmente fora do orçamento.

Quanto aos profissionais liberais, nem sempre trabalhar em casa é tão vantajoso como muitos pensam. Para quem mora sozinho há a questão que já abordamos anteriormente do isolamento. Por outro lado, quem divide a residência com outras pessoas pode não conseguir que todos entendam que aquele é também um local de trabalho, e que as atividades exercidas ali são sua fonte de renda.

o Coworking tem a estrutura necessária para que todos possam trabalhar de maneira produtiva e adequada. Ambientes como esses são contemplados por mesas, cadeiras, salas de reunião e de treinamento, áreas comuns como copa, cozinha e banheiro, internet, ar condicionado, impressoras, scanners, e tudo que é necessário para um escritório confortável e funcional.

Além disso, a manutenção do local, limpeza e segurança também fazem parte do pacote, sem que o contratante tenha que se preocupar com isso.

Redução de gastos

Ter fácil acesso essa toda estrutura também traz uma grande redução de custos para empresas e freelas. Afinal, não há necessidade de comprar mobiliário, equipamentos de informática, contratar pessoal especializado para manter a higiene e segurança do local. Todos esses serviços e facilidades já estão contemplados no seu contrato Coworking.

 

Como encontrar o Coworking ideal?

 

Agora que você conheceu todas as vantagens que essa estrutura empresarial traz, com certeza, se interessou por ela. Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a encontrar o Coworking ideal para suas atividades.

  • Comece com uma boa pesquisa: veja em sua região a disponibilidade desse serviço. Analise também se a localização e valores estão de acordo com as suas expectativas;

  • Visite o local: a primeira etapa da busca pelo Coworking ideal agradou? Então marque uma visita e verifique de perto como é a estrutura;

  • Experimente antes de fechar contrato: a maioria dos Coworkings oferecem um período de alguns dias de teste antes da efetivação do contrato. Aproveite a oportunidade e veja de perto como é trabalhar em um ambiente assim.


O Coworking é uma tendência de estrutura de trabalho que cresce cada dia mais, agradando e conquistando diversos profissionais e empresas dos mais variados portes. Não há pontos negativos, ao contrário, é um ambiente totalmente pensado para aumentar sua produtividade e lucratividade.

Quer conhecer mais de perto? Aqui, na L’oasi Coworking, a sua primeira semana um Coworker é por nossa conta! Entre em contato e agende agora mesmo sua visita. Esperamos por você!


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

0 Comentários