fbpx
Que tal uma Semana Grátis? Agende agora sua visita

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 23 de julho de 2019 por L'Oasi Coworking

Aprenda 10 Maneiras para conversar melhor!

A conversa é uma das bases da comunicação para os seres humanos e, muitas vezes, a causa dos conflitos e dificuldades que temos em nossas vidas. Manter uma conversa com diferentes tipos de pessoas é cada vez mais desafiador, por conta da diversidade de ideais e opiniões que surgem a todo momento.

A jornalista Celeste Headlee ministrou um “TED Talk” sobre 10 maneiras para conversar melhor.


A palestrante exemplifica: “Quantos já não excluíram pessoas do Facebook por não respeitarem o próximo ou publicarem coisas ofensivas sobre diversos assuntos”?

As maiorias das conversas acabam se tornando discussões, onde só existem dois lados, contra e a favor. O ser humano esta cada vez menos propenso a ceder em uma discussão. Celeste reforça a necessidade do equilíbrio entre ouvir e falar, tal estabilidade está sendo gradativamente perdida com o tempo, onde falar se tornou mais importe do que ouvir.

A tecnologia é um dos protagonistas. Como consequência, observamos a ausência da competência conversacional. Mandar áudio ou escrever mensagem no Whatsapp é mais fácil que ligar certo? Discordar no Facebook é mais natural do que “cara a cara”, não?

Celeste Headlee expôs 10 práticas que são mais simples do que parecem. Fizemos um resuminho para vocês!

1. Não Seja Multitarefa
Esteja presente, na conversa e no momento. Tirar o celular das mãos ou qualquer objeto nos faz desviar a atenção. Evite devaneios, esteja totalmente dentro da conversa.

2. Não Fique Dando Lição
Uma conversa não é lugar para ficar expondo opiniões, pois se torna algo chato. Ao entrar em uma conversa, é preciso acreditar que vá aprender algo com ela, que vá absorver conhecimentos, ou seja, ouvir e deixar de lado a própria opinião.

3. Faça Perguntas Abertas
Nesta você terá de colocar suas habilidades jornalísticas em jogo. Usando perguntas que comecem com “quem, o que, quando, onde, como e por que”. Perguntas complicadas terão respostas curtas, já perguntas mais simples dão ao interlocutor uma válvula de escape para expor seus sentimentos e pensar na situação.

4. Deixe Fluir
Não interrompa a fala da outra pessoa para fazer outra pergunta ou acrescentar algo. Para isso será necessário desprezar alguns pensamentos, deixá-los de lado.

5. Se Você Não Sabe, Diga que Não sabe
Palavras são valiosas, então não afirme algo que não tenha absoluta certeza.

6. Não Compare sua Experiência com a do Outro
Nunca a sua experiência será a mesma que a do outro, seja compassivo, não use aquele momento para ser o protagonista.

7. Tente não ser Repetitivo
Ser repetitivo para afirmar algo, pode ser muito chato para quem está ouvindo.

8. Passe longe dos Pronomes
As pessoas ligam para você, como você é e o que tem em comum com elas. Elas não ligam para detalhes, nomes e datas.

9. Ouça
Ouvir é uma habilidade que esta entrando em extinção e é uma das mais essenciais. Escute o outro, não se esqueça de manter um equilíbrio e lembre que, quem ouve mais, aprende mais.

10. Seja breve
“Uma boa conversa é como uma minissaia, curta o bastante para manter o interesse, mas longa o suficiente para cobrir o assunto”.  Ter interesse na outra pessoa resume todas as dicas, todo mundo tem algo incrível escondido dentro de si, basta querer descobrir. E se surpreender com o que vai escutar.

Esperamos que estas dicas possam contribuir para uma melhor relação com as pessoas a nosso redor!


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

0 Comentários