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Como utilizar a Regra de Pareto para transformar o seu negócio
Postado em 8 de fevereiro de 2019 por Marcelinho Ferreira

Como utilizar a Regra de Pareto para transformar o seu negócio

Quantas vezes dedicamos nosso tempo a coisas que não trazem resultados? No final do dia, nos culpamos por não ter dado conta de tudo que queríamos ou de não ter alcançado a meta que havíamos planejado. E, se você é um profissional freelancer, sabe bem do que estou falando!

Seja na vida pessoal, seja na vida profissional, saber o que priorizar pode ser a chave para o sucesso que tanto buscamos.

A Regra de Pareto — também conhecida como Princípio ou Lei de Pareto, ou ainda, Regra dos 80/20 — afirma que a minoria das causas, fatores ou esforços gerais levam à maioria dos resultados, causas ou consequências.

Interessante, não acha? Entenda um pouco mais sobre ela e como você pode aplicá-la na sua vida.

Regra de Pareto: como ela surgiu?

Vilfredo Pareto, economista italiano, observou que 80% das terras da Itália pertenciam a 20% da população. Com base nesse estudo, começou a perceber esse princípio de desequilíbrio e chegou a conclusão que essa proporção também estava presente em outras situações, até mesmo na natureza – ele descobriu que 20% das vagens do seu jardim, produziam 80% das ervilhas.

Ao longo do tempo, outros estudiosos tomaram este estudo como parâmetro para implantar em outras situações e conseguiram a chegar a dados interessantes, como:

  • 80% dos crimes são praticados por 20% dos criminosos;
  • 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas;
  • 80% das melhores notas são obtidas por 20% dos alunos;

Meu primeiro contato com a Lei de Pareto foi em uma empresa onde eu trabalhava, voltada para o segmento de Fidelização de Clientes. Lá, eles provavam com dados que 80% das vendas de uma loja provinham de, apenas, 20% da carteira de clientes fidelizados.

Com essa informação, eles conseguiam orientar os lojistas a investirem sua verba de marketing de maneira mais consciente para engajar, manter e aumentar esse percentual de clientes fidelizados, atingindo seus objetivos comerciais e tornando o negócio cada vez mais lucrativo. (Genial!)

No livro a Única Coisa, Gere Keller e Jay Papasan sugerem, por exemplo, a utilização desse princípio para determinar quais tarefas são as mais importantes no nosso dia a dia, a fim de tratar com prioridade as coisas mais relevantes e, assim, acelerar o crescimento do nosso negócio.

Segundo o capítulo do livro dedicado ao tema, a maior parte do nosso tempo é ocupado com tarefas de menor importância. Com base nisso, os autores sugerem que utilizemos o Princípio de Pareto para definir as atividades essenciais que trarão mais resultados, delegando ou até mesmo eliminando outras de menor importância.

Como aplicar a Lei de Pareto

Como você pode observar, a Lei de Pareto pode ser aplicada em diversos setores, desde Controle de Qualidade até Administração do Tempo. É importante deixar claro que esse princípio não é uma fórmula mágica e cada situação deve ser analisada com muito cuidado.

Por exemplo, você pode descobrir que 80% das suas vendas são provenientes de apenas 20% dos seus produtos. Isso não significa, necessariamente, que você não deva mais comercializar os demais itens. O resultado dos produtos com menor lucro talvez não esteja representado em vendas, mas pode ser uma porta de entrada para a comercialização dos mais vendidos. Por isso, é importante analisar com cautela cada caso.

Veja algumas situações em que você pode aplicar a Regra de Pareto nos negócios e na vida pessoal:

  • Priorizar tarefas: quais os 20% de tarefas que são imprescindíveis para que seu negócio continue andando e gerando resultados? Elimine ou delegue as de menor importância para se dedicar ao que realmente fará seu negócio decolar;

  • Produzir conteúdo: identifique os 20% dos artigos que trazem 80% dos visitantes para seu site e foque em temas semelhantes para aumentar o tráfego;

  • Definir a verba de marketing: 20% dos esforços de marketing contribuem para 80% dos resultados. Por isso, invista nas ferramentas que dão mais resultados para a sua empresa;

  • Arrumar o seu guarda-roupa: quais são os 20% das roupas que você usa em 80% do seu tempo? Faz sentido manter peças que você não utiliza com tanta frequência?


Lembre-se que para fazer um melhor uso da regra 80/20 é imprescindível basear suas decisões em dados, e não apenas em hipóteses. A proporção também pode variar em alguns casos: você pode encontrá-la como 90/10 ou 70/30, mas dificilmente encontrará um equilíbrio como 50/50.

E você, já conhecia a Regra de Pareto? Utiliza em seu dia a dia? Comente abaixo e compartilhe com a gente suas experiências.


Olá, eu sou o Marcelinho da Alphabrand! Sou consultor em Marketing Digital, ajudo empresas a divulgar seus produtos ou serviços na internet e encontrar mais oportunidades de negócios!

Para entrar em contato comigo envie um e-mail para marcelinho@alphabrand.com.br ou acesse nosso site http://www.alphabrand.com.br


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