fbpx
Que tal uma Semana Grátis? Agende agora sua visita

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 17 de março de 2019 por L'Oasi Coworking

Aprenda a reduzir o estresse no trabalho com uma meditação simples

É praticamente impossível não se estressar durante o dia de trabalho. Porém, existem diversas maneiras para aliviar essa condição, e uma delas é através da meditação.

Ao contrário que muitos pensam a meditação não precisa ser feita em um ambiente especialmente preparado para isso. Para se beneficiar de seus resultados você pode, inclusive, realizá-la aí mesmo onde está agora.

Para falar mais sobre esse tema, convidamos a Bruna Ortiz — facilitadora de meditação aqui no L’Oasi — que explicou um pouco sobre como a meditação pode ajudar no seu dia, além de ensinar uma prática simples que pode ser realizada nos mais variados momentos. Acompanhe!

O que é meditação

Do latim “meditare”, a palavra meditação significa “voltar-se para o centro e desligar-se do mundo externo”. Em resumo, a meditação pode ser definida como uma concentração maior da mente, deixando tudo o que preocupa e incomoda de lado, de modo que se possa viver apenas o presente.

Por meio da meditação é possível se conectar consigo mesmo, voltando a um estado emocional e mental mais equilibrado e adequado para dar continuidade às atividades diárias.

Assim, a meditação pode ser utilizada em diversos momentos do dia, sempre que sentirmos a necessidade de nos “realinharmos”.

Como a meditação pode melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Perguntamos para a Bruna como a meditação pode melhorar a qualidade de vida no trabalho, e ela nos esclareceu:

“A meditação é uma excelente ferramenta para administrarmos nossas emoções e pensamentos, tanto pontualmente quanto de maneira contínua e cumulativa.

Com as práticas meditativas podemos remodelar nosso cérebro fisicamente, abrindo espaço para que novos caminhos neurais sejam estabelecidos.

Quanto mais caminhos de calma, tranquilidade e paz cultivamos no cérebro, menos sofreremos de ansiedade, nervosismo e raiva. E isso é possível com a meditação.

Com práticas meditativas frequentes, aprendemos a administrar nossas emoções pouco a pouco, e gradativamente acabamos transformando nossa maneira de ser. Aprendemos a dissolver emoções e pensamentos negativos e a cultivar os que são positivos à nossa escolha.

Com essa transformação, nosso comportamento e visão de mundo são diretamente afetados e, portanto, transformam também nosso relacionamento com o trabalho. A meditação muda o praticante, como ele percebe e responde ao mundo.

Quando desenvolvemos virtudes como empatia e paciência, o mundo externo pode continuar o mesmo de ontem, mas nós o perceberemos e vivenciaremos através de lentes empáticas e pacientes, assim, para nós, o mundo estará mudado.

Além desses benefícios que nos auxiliam em relacionamentos profissionais e pessoais, a meditação estimula habilidades como clareza mental, capacidade verbal, desempenho do QI, e induz o pensamento criativo imaginativo.”

Existe alguma meditação que pode ser feita durante o trabalho?

Outra dúvida que trouxemos para a Bruna foi: Você tem alguma meditação que os Coworkers possam fazer durante o dia, para se reconectarem (ou desconectarem…rs), ou desestressar depois que fez um atendimento a um cliente “difícil”, por exemplo?

“Sim, temos muitas formas de administrar e neutralizar emoções e pensamentos que nos perturbam.

Quando nos encontramos em situação de estresse em que estamos gerando emoções negativas que intoxicam nossa mente e corpo, podemos usar uma técnica fácil e prática de controle da nossa respiração.

Essa técnica ativará a resposta do seu sistema nervoso parassimpático, que é responsável por nos sentirmos seguros, calmos e relaxados. Ativando esse sistema, nosso cérebro inibe a liberação de cortisol e adrenalina responsáveis pelo estresse e sensação de alerta/urgência, aumentando a produção de ocitocina e serotonina, os conhecidos “hormônios da felicidade”.

Como fazer
É possível praticar em qualquer lugar: na mesa de trabalho, uma sala mais privativa, ou mesmo no banheiro.

Coloque seu celular em modo avião e ative o timer para disparar dentro de 5 a 7 minutos.

Comece fechando os olhos e respirando apenas pelo nariz, livremente. A chave aqui é manter sua atenção sempre na inspiração e expiração. Acompanhe o ar entrando e saindo do seu corpo. Quando perceber que sua atenção foi desviada, calmamente, volte-a para a respiração.

Após alguns segundos respirando livremente, controle para que sua respiração se torne mais lenta, contando sua inspiração em 1-2-3-4, sentindo o ar preenchendo totalmente seus pulmões e expandindo seu abdômen. Então, lentamente, conte sua expiração 1-2-3-4-5-6, esvaziando pulmões e abdômen por completo.

Mantenha essa prática até que o timer dispare. Esses poucos minutos reequilibram o sistema nervoso, gerando a sensação de bem-estar.

A meditação é uma prática que traz inúmeros benefícios para a mente e para o corpo. Saber que ela pode ser feita de maneira fácil e rápida, mesmo durante o trabalho, pode contribuir muito para a sua produtividade e qualidade de vida. Aproveite!

Bruna Ortiz - Facilitadora de Meditação


Bruna Ortiz
é criadora de experiências inspiradoras pelo Brasil e mundo. Há 4 anos mudou o rumo da sua vida quando descobriu os estudos de espiritualidade e passou a focar em seu processo de autodescoberta. Desde então, aprofundou-se em meditação e diferentes práticas quânticas de cura emocional, mental e física. Hoje, além das experiências em grupos com viagens, retiros e cursos de meditação e autoconhecimento, oferece atendimentos terapêuticos e programas de mentoria de vida.

Acompanhe o trabalho da Bruna nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/_brunaortiz_/
Facebook: https://www.facebook.com/brunaortizvibes


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

1 Comentário

  • Natalia Veneziani disse:

    Amei o artigo e as dicas!