fbpx
Que tal uma Semana Grátis? Agende agora sua visita

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 26 de fevereiro de 2019 por L'Oasi Coworking

Qualidade de vida no trabalho: dicas de especialistas

Trabalhar sentado e por longas horas, isso lhe parece familiar? Muitas vezes, a atividade que desenvolvemos é tão prazerosa que nem nos damos conta de quanto tempo ficamos na mesma posição focados nela.

Por outro lado, por mais que você ame o seu trabalho ou precise se empenhar para que seu negócio dê certo, cuidar da saúde é fundamental. Afinal, especialmente se você é freelancer, precisa estar bem física e mentalmente para dar conta da sua empresa, certo?

Veja agora algumas dicas sobre esse assunto e como um espaço Coworking pode contribuir para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.

Qualidade de vida no trabalho: como dar mais atenção

De modo geral, os profissionais que escolhem um espaço Coworking para desenvolverem suas atividades são pessoas que buscaram nesse formato unir qualidade de vida a uma atividade profissional que goste muito.

O fato de ser seu próprio chefe e de determinar seus horários de trabalho, por si só, já colabora para uma rotina menos estressante. Porém, na prática, nem sempre é isso que acontece.

Depender única e exclusivamente de si para fazer uma empresa dar certo acaba fazendo com que esses profissionais dediquem mais horas do seu dia ao trabalho — ao contrário do que faziam na época em que “batiam cartão”. Com isso, muitas vezes, a saúde e a qualidade de vida acabam sendo deixadas de lado.

Por isso, veja o que você pode fazer para deixar o seu dia mais leve, dando mais ênfase ao seu bem-estar.

Tire vantagem do espaço Coworking

Com uma estrutura criada especialmente para atender todas as suas necessidades profissionais, o Coworking colabora para deixar sua rotina de trabalho mais leve e dinâmica.

Visto que os coworkers não precisam se preocupar com questões como manutenção predial, segurança, limpeza, reposição de materiais, entre outros pontos necessários para manter um escritório, a atenção e esforços podem ser direcionados somente para o trabalho, contribuindo ainda mais para o crescimento empresarial de cada um.

Além disso, o networking é uma atividade que traz benefícios não apenas para os negócios, mas também para a vida pessoal e para a saúde — o que não nem sempre acontece quando se trabalha home office, por exemplo.

Cuide da alimentação

Trabalhar fora, às vezes, impacta na alimentação. Acaba sendo normal optarmos por alimentos práticos e rápidos, porém não tão saudáveis.

Para combater esse mau hábito, nossos coworkers têm o costume muito legal de compartilhar frutas. Além disso, toda sexta temos um café da manhã bem saudável.

A nutricionista Natália Dourado, uma de nossas coworkers que usa o espaço para atendimento, dá mais uma dica sobre alimentação no trabalho:

“Leve saquinhos com 20g de mix de nuts, tais como castanhas, nozes, amendoim, avelã, macadâmia, pistache, coco fresco, entre outros. Essa combinação pode ser consumida naqueles períodos entre as principais refeições, durante o trabalho mesmo, sem atrapalhar suas tarefas.”

Mude a rotina

Que tal acordar um pouco mais cedo para praticar alguma atividade física, ir a pé para o Coworking, ou até mesmo de bicicleta?

Em muitas cidades, como aqui em São José dos Campos, existe o serviço de compartilhamento de bikes.

Como estamos localizados no centro e próximos às ciclovias, chegar aqui de bicicleta é fácil e já conta como um excelente exercício físico.

Relaxe durante o dia

Algum cliente lhe causou estresse? Relaxe com o auxílio de uma meditação simples e volte mais forte para as demais tarefas.

Bruna Ortiz — coworker que utiliza nosso espaço para ministrar aulas de meditação — ensina uma prática rápida que pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo no banheiro.

“Com o celular no modo avião, ative o timer para disparar em 5 a 7 minutos.
Feche os olhos e respire apenas pelo nariz, livremente. Mantenha seu foco sempre na inspiração e expiração. Se perceber que a atenção foi desviada, calmamente, volte-a para a respiração.

Após alguns segundos, controle para que sua respiração fique mais lenta, contando sua inspiração em 1-2-3-4, de modo que sinta o ar preenchendo totalmente os pulmões e expandindo o abdômen. Então, lentamente, conte sua expiração 1-2-3-4-5-6, esvaziando pulmões e abdômen por completo.

Continue até que o timer dispare. Essa prática reequilibra o sistema nervoso e gera uma sensação de bem-estar.”

Viu como, com simples ações, é possível trazer mais qualidade de vida ao seu trabalho?

Mas essas dicas não valem, apenas, para os profissionais liberais que utilizam o espaço Coworking. Cada vez mais empresas estão optando em executar suas atividades de espaços assim. Por isso, trazer mais qualidade de vida para os colaboradores também é fundamental.

E lembre-se sempre: por mais que você ame a sua profissão, nunca deixe de cuidar de si. Afinal, para que seu negócio dê certo, é fundamental que sua saúde esteja bem. Por isso, cuide-se!


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

0 Comentários