Início » Blog » Sem categoria » Como a arquitetura pode influenciar na produtividade e no seu bem estar no trabalho?
Postado em 13 de março de 2020 por L'Oasi Coworking
Como a arquitetura pode influenciar na produtividade e no seu bem estar no trabalho?
Sabia que pesquisas comprovam que o ambiente está diretamente relacionado ao bem estar e à nossa produtividade?
Ter uma escrivaninha organizada e uma cadeira confortável as vezes não é o suficiente para motivar de forma positiva funcionários e até você mesmo. Atualmente as empresas estão aderindo um tipo de tratamento diferenciado para seus empregados, colocando o bem estar deles à altura do bem estar de seus clientes.
A forma de tratamento de seus colaboradores conta bastante! Um lugar bem planejado com área de descanso, cozinha/copa para horário de almoço, uma mesa de trabalho bem iluminada, um ambiente fresco e limpo é essencial para a satisfação de seu funcionário, sua e, por consequência, do seu cliente. Além dessas questões básicas de conforto, uma arquitetura diferenciada para o espaço pode ir de encontro ao posicionamento da empresa, facilitando o engajamento e sentimento de pertencimento e identificação dos funcionários e clientes! E isso diferencia sua empresa dos concorrentes =)
Colorimetria
Algumas técnicas da arquitetura como a disposição de cada ambiente no projeto, espaços dinâmicos podem equilibrar a atmosfera corporativa com a descontração. A Colorimetria é muito usada com o propósito de transmitir sensações e emoções em diferentes tipos de comércios e empresas. Algumas cores que afloram o lado produtivo e de bem estar:
– Branco: Transmite uma ideia de frescor e calma, pode ser combinada com outras cores para criar harmonia. Além de adicionar mais luminosidade ao ambiente;
– Azul: Símbolo da tranquilidade, tem o poder de modificar o estado de espírito e aumentar a produtividade;
– Amarelo: Passa mensagem transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade;
– Verde: Simboliza a pureza, equilíbrio e saúde. Transmite harmonia e tranquilidade, e ajuda na concentração;
– Laranja: Está ligado à comunicação, ao movimento e a criatividade. Transmite calor e energia.
Aromaterapia
Além das cores, a Aromaterapia também é um grande aliado da arquitetura contemporânea, é usado em terapias complementares. Os aromas mais comuns são os óleos essenciais, extraídos naturalmente de plantas, flores e frutas. Eles podem também incentivar emoções e sensações especificas, podem ser expelidos por um aromatizador que fica no ambiente ou colocado sobre a pele. Alguns óleos essenciais ideais para o espaço corporativo e seus benefícios:
– Óleos de laranja, limão, cravo e citronela: podem ajudar a suprimir a negatividade do ambiente e fazer uma limpeza energética no local;
– Óleos de patchouly e limão: aumenta a tolerância entre todos no ambiente de trabalho;
– Óleo essencial de limão siciliano: ajuda na baixa produtividade;
– Óleo de eucalipto: é ótimo para aumentar a concentração.
Os coworkings são um reflexo de todas essas novas formas de se trabalhar, muitos deles utilizam a arquitetura para o conforto e bem estar de seus clientes.
Giulianna Siracusa, uma das sócias fundadoras do L’Oasi Coworking e do escritório de arquitetura Casa OBY, planejou o espaço pensando no conforto ambiental e ergonômico dos usuários. Com cores claras, móveis planejados, copa, ótima iluminação, música ambiente, tornou o ambiente mais aconchegante, sendo atrativo para pessoas do perfil que procuram algo moderno porém ao mesmo tempo acolhedor.
0 Comentários