fbpx

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 27 de novembro de 2019 por L'Oasi Coworking

Viver com o mínimo possível, conseguiria se adaptar a esse estilo de vida?

Quem já assistiu na Netflix a série o “Movimento Tiny House?”. As Tiny Houses estão chegando para quebrar paradigmas no mercado de imóveis, pois esta mini moradia não é fixa. Na verdade, está mais para um móvel do que imóvel. Ela pode ser facilmente transportada de uma cidade para outra!

Criado no Estados Unidos, o conceito veio se popularizando logo após a crise imobiliária de 2007 no país. Uma solução para pessoas que procuravam baixo custo, reduzir o impacto ambiental e viver de uma forma simplificada. O movimento desde então tomou grande proporção em outros países, inclusive aqui no Brasil. No entanto, ainda é muito raro encontrar uma Tiny House, pois aqui no Brasil não existe aluguel de terreno, geralmente elas são estacionadas ou construídas sobre uma propriedade privada do proprietário.

Mas o que é uma Tiny House?

É uma estrutura residencial com menos de 37m², podem ser construídas sobre uma estrutura fixa ou sobre rodas, além de terem flexibilidade no planejamento, a gosto do proprietário. O sistema de encanamento e esgoto, é normalmente viabilizado em prol da sustentabilidade com utilização da privada composteira, mas também podendo ser ligada a um sistema de esgoto fixo.

Os principais moradores são casais sem filhos, jovens solteiros e aposentados, que procuram um novo estilo de vida. Os moradores de uma pequena casa como essa precisam ter desapego pois a ideia é viver com o mínimo possível!

 

Estilo de vida

Você conseguiria se desapegar da maioria de suas roupas, sapatos, objetos de decoração e até mesmo de sua privada? Para aderir a esse Movimento, os proprietários precisam estar dispostos a mudar hábitos que vão do modo de se vestir ao modo de como o usar o banheiro.

O perfil dessas pessoas é minimalista, vivem apenas com o que realmente precisam. Para elas não faz sentido comprar produtos/propriedades para o resto da vida. Até as próprias Tiny Houses tem um tempo determinado de vida, os moradores não constroem para que durem para sempre, mas sim para passarem um momento ou período de suas vidas. Geralmente os moradores têm desapego pelos bens materiais, também pelo fato de gostarem de viajar e serem aptos ao nomadismo. Não passam muito tempo dentro de suas casas, preferem lugares que os permita interagir com o meio ambiente e público em geral. A sustentabilidade é um grande forte, com a redução do tamanho também os custos se reduzem, consequentemente o desperdício de água e energia diminuem surpreendentemente.

Vimos outros exemplos de desapego e minimalismo em outras esferas da economia! O modelo “pay-for-use” (pago por uso) está cada vez mais evidente vs. aquisição. Vejamos por exemplo: Uber. Cada vez mais, as pessoas estão se desprendendo de ter o carro próprio, mas sim, usar o aplicativo sob demanda. Spotfiy? Poucas pessoas ainda compram CDs. E a sala comercial própria? Bom, esta está perdendo espaço para os escritórios de coworking. Com mudanças constantes no mundo dos negócios (momentos de alta e baixa, mudança no quadro de funcionários ou mesmo região), as empresas buscam flexibilidade e escritórios prontos que atendem suas necessidades daquele momento. Grandes coworkings tem aumentado seus escritórios mundialmente, como a WeWork, Spaces e Regus.

Os coworkings oferecem a infraestrutura perfeita para você apenas chegar e trabalhar! Aqui no L’Oasi nós temos tudo o que precisa para você e sua empresa, desde escritório para empresas a salas por hora para atendimento ou cursos!

Ficaríamos muito felizes se quiser experimentar este novo conceito conosco: uma semana de test-drive. Totalmente gratuito 😊

Fontes:

Links para referência:

https://pesdescalcos.com.br/tiny-houses-mini-casas/

TINY HOUSE: MAIS DO QUE UMA MINI CASA, UM ESTILO DE VIDA


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

0 Comentários