fbpx

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 10 de abril de 2019 por L'Oasi Coworking

Você conhece a verdadeira fórmula para alcançar o sucesso?

Review do livro “O jeito Harvard de ser feliz

Todas as pessoas que abrem seu próprio negócio esperam alcançar o sucesso. Independentemente do tamanho da sua empresa, é fato que você também queira ver os resultados do seu esforço.

E isso não é errado. O problema é quando a sua felicidade está atrelada a essa tão sonhada conquista.

No livro “O jeito Harvard de ser feliz”, o autor Shawn Achor prova através de um estudo que muitas pessoas não chegam ao auge de suas carreiras, estudos ou vida pessoal porque estão usando a ‘fórmula’ de maneira errada.

Descubra, agora, a caminho correto para a tão sonhada felicidade!

A fórmula do sucesso

Segundo Shawn Achor, para alcançarmos o sucesso, é preciso fazer o contrário daquilo que estamos acostumados. Ou seja, ainda temos a ideia errada que o sucesso é que traz a felicidade quando, na verdade, a felicidade precisa vir primeiro e, só depois, é que vamos conseguir chegar ao topo.

Ele chegou a essa conclusão após um estudo com mais de 1.600 alunos da Universidade de Harvard. O objetivo principal da pesquisa era identificar as características que levam as pessoas ao sucesso.

Durante todo o livro, Shawn Achor afirma que a felicidade precisa vir antes do sucesso. Um dos fatos que comprovam isso é que, quando nos sentimos realizados somente após conquistar alguma coisa, essa sensação é temporária. Logo que o entusiasmo passa, é da natureza humana começar a buscar por algo novo, recomeçando todo o ciclo.

Pessoas que colocam o bem-estar na frente não sofrem com isso. Outra prova fica por conta da contratação de novos funcionários feita por uma empresa de seguros chamada MetLine, que seguiu um dos princípios do escritor:

“Se conseguirmos que alguém aumente seus níveis de otimismo, ou aprofunde a sua conexão social, ou aumente a sua felicidade, todos os resultados em negócio e educação melhoram drasticamente.”

Partindo desse princípio, a empresa contratou funcionários tendo como base o nível de otimismo de cada um, independentemente de terem ido bem, ou não, nas outras fases do processo.

O resultado? No primeiro ano, essa equipe superou em 19% as vendas dos funcionários contratados pela avaliação convencional. No segundo ano, os ‘otimistas’ bateram em 57%.

Como colocar isso em prática

Parece muito promissor, mas a pergunta que fica é “como fazer isso”? Shawn Achor dá quatro dicas importantes :

1. Molde como seu cérebro enxerga o mundo

Sim, é possível fazer isso, basta um pouco de treino para criarmos hábitos positivos. No livro, ele indica as seguintes técnicas para essa mudança:

  • pela manhã, escreva três coisas pelas quais você sente gratidão;
  • use 2 minutos da sua manhã, logo que iniciar suas atividades, para mandar um e-mail ou mensagem de agradecimento a alguém;
  • medite e pratique exercícios físicos.


2. Considere os problemas desafios, e não ameaças

Quando passamos por um problema três coisas podem acontecer depois: nada, um espiral de coisas negativas, nos deixar mais fortes.

O cérebro tende a criar diversos cenários alternativos durante alguma dificuldade, mas todos imaginários. Cabe a você opta pelo melhor.

3. Continue socializando

É normal, quando estamos cheios de trabalho, deixar a vida social de lado. Segundo Shawn Achor esse é um grande erro. Quanto mais afazeres temos, mais precisamos de amigos e descontração. Isso ajuda a aliviar o estresse e a ver as coisas de forma mais tranquila.

4. Aplique a regra dos 20 segundos

Começar mudanças é sempre o maior desafio. Por isso, é preciso um impulso inicial. Nesse momento entra a regra dos 20 segundos, que funciona assim:

  • reduza em 20 segundos o acesso aos bons hábitos;
  • aumente em 20 segundos o acesso aos maus hábitos.


Quer um exemplo? Você precisa voltar para a academia, assim, deixe suas roupas e tênis em uma cadeira próxima, de modo que seja uma das primeiras coisas que veja ao acordar. Só o fato de não ter que abrir o guarda-roupa pegar as peças, já ajuda a modificar sua rotina.

Depois de tudo isso, ficou mais que comprovado que a felicidade vem antes do sucesso. Você concorda? Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja o que seus amigos acham dessa afirmação.


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

1 Comentário

  • Lucio Trindade disse:

    bem interessante, gostei!