fbpx
Que tal uma Semana Grátis? Agende agora sua visita

Coffee Break | Blog L'Oasi

Pausa para o Café, Networking e muita Informação

Postado em 6 de junho de 2019 por L'Oasi Coworking

São José dos Campos: cidade da inovação e tecnologia

Para empresários que apostam em inovação e tecnologia, São José dos Campos é uma excelente opção para sediar seus negócios.

Apontada pela Endeavour Brasil como a melhor do nosso país para o segmento ela está, inclusive, na frente de grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo — que aparecem, respectivamente, em terceiro e quarto lugar na pesquisa.

Quer saber o que a torna perfeita para a sua empresa também? Continue a leitura e descubra.

Porque São José dos Campos é a melhor cidade para inovação e tecnologia

A Endeavour Brasil é uma organização de apoio a empreendedores e ao empreendedorismo.

A pesquisa realizada por ela que apontou São José dos Campos como a melhor para quem busca investir em inovação e tecnologia e, para isso, considerou aspectos como:

  • infraestrutura tecnológica;
  • média de investimentos na cidade;
  • proporção de mestres e doutores em Ciência e Tecnologia.

De acordo com a organização, esses pontos foram a base de análise da pesquisa por se tratarem de aspectos fundamentais, sendo eles os responsáveis por novas ideias se transformarem em negócios realmente rentáveis.

Além disso, São José dos Campos tem a maior proporção do Brasil no que diz respeito a profissionais atuantes em empresas de Ciência e Tecnologia — mais de 14%.

Outra questão a favor da cidade está no aumento no número de empresas nos parques tecnológicos.

Mas as vantagens não param por aí. A cidade é a 6ª colocada quando se trata de receber novos empreendimentos. Entre os pontos positivos que induzem a isso estão:

  • qualidade de vida;
  • custos baixos;
  • níveis avançados de profissionais capacitados e de inovação.


Parque Tecnológico

Como dito, um dos aspectos que colocaram a cidade nesse patamar é o seu Parque Tecnológico, que visa promover a tecnologia, a ciência, unidos à inovação e tecnologia. Para isso, a organização incentiva as empresas participantes a um desenvolvimento competitivo, porém saudável entre elas.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos conta com, aproximadamente, 6 mil pessoas transitando diariamente em uma área de instalação de 188 mil m². Somado a isso, são quase 300 empresas vinculadas, entre elas 35 incubadoras.

Empresas incubadoras

Criado em 2011, o Programa de Incubadoras de São José dos Campos reúne três instituições da cidade: Incubadora da Univap (Universidade do Vale do Paraíba); Incubaero, instalada no campus do ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica); o Nexus, do Parque Tecnológico.

O objetivo é desenvolver empresas após essas serem aprovadas em um processo seletivo de cada instituição participante.

Faculdades

Lembra que falamos que um dos pontos de análise da Endeavour Brasil em sua pesquisa foi a proporção de mestres e doutores em Ciência e Tecnologia? Isso acontece graças à excelente formação que São José dos Campos dá aos seus estudantes, transformando-os nos melhores e mais qualificados profissionais.

Entre faculdades públicas e privadas destacam-se grandes nomes como: ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Unifesp e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Parahyba Valley

O termo Parahyba Valley — que faz uma brincadeira com a série Silicon Valley — refere-se ao número cada vez mais crescente de startups no Vale do Paraíba, sendo mais um motivo que colocou São José dos Campos como a melhor cidade para quem quer empreender.

Empresas e startups que já estão em São José dos Campos

Com todas essas vantagens, obviamente diversas empresas decidiram se estabelecer (e empreender) aqui, em São José dos Campos. Embraer, Johnsons & Johnsons e Ericson são algumas delas. Entre as startups nomes como a Quero Bolsa também já garantiram seu espaço.

Se você e sua empresa também querem lucrar com todas as oportunidades que São José dos Campos tem a oferecer, venha nos fazer uma visita e conhecer a estrutura que temos para lhe receber!


O L'Oasi Coworking é um escritório compartilhado: diversas empresas e profissionais compartilham a mesma infraestrutura de trabalho. Nosso diferencial é a proposição de criar um ambiente que seja "fértil": seguro e de alto padrão para ajudar na concretização dos sonhos dos empreendedores.


Comente este artigo:

0 Comentários